Mini jardim · Terrário

Como cultivar suculentas felizes e saudáveis

IMG_9925.jpg

As plantas suculentas requerem certos cuidados para prosperar, e como esse cuidado não é complexo, saber o básico vai te ajudar a manter as suas plantas saudáveis. Suculenta é um nome comum para qualquer planta que acumule água nas suas folhas e tecidos. E é importante entender que a palavra “suculenta” não se refere a um tipo de planta e sim à sua característica, entendendo isso será mais fácil aprender suas necessidades de cuidado. É imprescindível compreender que “dentro” da característica “suculenta” existem diversas famílias e espécies botânicas e cada uma requer cuidados específicos. Por isso é sempre muito importante pesquisar sobre a espécie que você tem.

Escolhendo suas suculentas

IMG_3097

De um modo geral, quando for comprar suas suculentas, procure por:

–  Folhas que pareçam saudáveis, sem partes descoloridas ou com pontos escuros;

–  Plantas que pareçam “cheias” de folhas, da base até o topo, e que não tenha as folhas muito espaçadas/altas, especialmente nas Echeveria e Sempervivium que tem um padrão roseta/mandala nas folhas;

–  Plantas sem nenhum tipo de sinal de pragas nas folhas, miolo ou solo;

–  Plantas que não aparentam estar muito molhadas, com as folhas moles ou escurecidas.

Regas

IMG_2209

Não é porque essas plantas são tolerantes à seca que elas não precisam de água. Isso apenas significa que elas são capazes de tolerar um longo período de seca. Com regas regulares e condições apropriadas as suculentas podem ser plantas de baixa manutenção e viver por anos.

Assim que você plantar uma suculenta, regue-a até o solo ficar todo úmido. Então, deixe que o solo seque completamente antes de regar de novo, essa é a regra. Existe uma grande diferença entre “deixar o solo secar” e “manter o solo seco”. As suculentas não gostam do solo encharcado, mas isso não quer dizer que não gostam de água. Deixar o solo secar até senti-lo seco ao toque dos dedos é uma boa prática, mas se deixá-lo secar até o solo se tornar duro quer dizer que você esperou demais. A frequência das regas e a quantidade de água vai depender muito do tamanho do seu recipiente e da quantidade de sol que ele recebe. Por exemplo, se plantou uma Echeveria em uma xícara pequena de café e ela fica constantemente no sol, talvez você tenha que regá-la todos os dias por conta do sol quente diário que seca com rapidez o pouco substrato da xícara. E quando for regar seus vasos, certifique-se de que todo o solo foi umedecido e não apenas a parte superficial.

Sol

IMG_1469

A maioria das suculentas gosta de sol e prosperará melhor se receber algumas horas de sol direto por dia. Porém, como dito anteriormente, cada família e espécie tem suas necessidades específicas, pesquise sobre a sua planta pra saber a condição ideal de sol. Se a sua planta não estiver recebendo a quantidade de sol necessária ela irá estiolar, que é quanto elas ficam compridas e com as folhas espaçadas inclinadas na direção da luz, e perdem o seu formato original. Quando recebem bastante luz ganham cores vivas, tons de vermelho, amarelo, laranja, rosa, roxo e azul. As suculentas só dão flores se recebem bastante luz natural. E sim, todas as suculentas dão flor!

Reorganizando

IMG_0514

Mesmo cuidando muito bem das suas suculentas e seguindo a risca os cuidados, de tempos em tempos os seus arranjos vão precisar ser re-organizados. Sempre tem aquela que cresceu demais, ou outra que estiolou, ou o arranjo em si que perdeu seu prumo. Tire uma tarde pra re-organizar os seus vasos. Tire todas as folhas velhas e secas. Os ramos que estiolaram ou estiverem muito altos você pode cortar e enfincar na terra de novo, eles enraizarão e a planta continuará se desenvolvendo. E o toco que sobrou do corte também irá rebrotar.

Os Mini Mundos

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s