Mini jardim · Terrário

Procure por esses sinais para saber quando aguar suas suculentas

IMG_2264

      Mesmo que você ame a bela aparência das suculentas, ou a facilidade de cuidados tenha te levado à essas plantas, você já deve ter tido problemas cultivando-as. A causa da morte geralmente é água demais, quando a planta toda começa a apodrecer e literalmente “derrete”. A questão é saber quando elas precisam de água e quando não precisam.
      Para entender o “quando regar” é interessante saber de que forma as suculentas são diferentes das outras plantas. A principal característica são suas células especializadas em manter a umidade, ao invés de requerer nova umidade diariamente do solo. Quando são regadas elas absorvem a umidade até que cada célula das suas folhas e tecidos esteja completamente hidratada. Ao longo do tempo, elas utilizam essa umidade armazenada, gradualmente reduzindo a pressão hidrostática dentro das células e tecidos da planta. Entre as regas, as raízes preferem um solo seco e areado, esse é o motivo de serem geralmente cultivadas em substratos porosos específicos pra suculentas e cactos.
      Os problemas aparecem em climas mais úmidos onde o solo não seca completamente entre as regas. Eles também aparecem quando o buraco de drenagem no fundo do vaso está bloqueado ou é muito pequeno. Os vasos mais indicados para cultivar suculentas geralmente tem vários furos no fundo.

      Para aprender quando aguar suas suculentas você precisa aprender a perceber quando sua pressão hidrostática está baixa.

Toque

IMG_3097

Quando a sua suculenta está completamente hidratada tem um “corpo firme”. Aperte-a gentilmente para perceber o quão firme a planta se torna; esse toque deve ser usado como sua base de comparação no futuro. Quando a umidade interna está esgotada a planta toda irá gradualmente “amolecer” por conta da perda da pressão interna. Ela irá de fato “se render” ao seu toque. Fique atento àquelas com apenas algumas partes “amolecidas”, isso pode indicar um apodrecimento invisível que está se espalhando para o tecido saudável.

Visual

      Toda suculenta quando totalmente hidratada está em sua plena altura e forma, que se combinam para demonstrar atitude. Muitas alteram essa atitude quando sua pressão interna cai abaixo do suficiente. Por exemplo, a longa haste da Pachypodium irá literalmente dobrar ao meio pesando pra baixo, uma vez regada sua pressão hidrostática interna volta ao normal e ela se estica e fica firme novamente. Outras demonstrarão leves rugas na superfície das folhas causadas pela redução no volume do tecido. Folhas caindo, flacidez ou uma sutil inclinada nas hastes são geralmente consequências dessa mudança de atitude da planta causada pela falta de umidade interna.

Método de rega

watering-succulents-fig02_fkfxal
      Na minha experiência, existem vários problemas causados quando as suculentas são regadas de cima como costumamos fazer com as plantas comuns. Dessa forma a água passa através do substrato pelas extremidades do vaso e vai direto para o fundo, fazendo com o que as raízes não recebam a umidade adequada. As suculentas comumente apodrecem na parte em contato com a primeira camada de substrato devido a esse tipo de rega. Para vasos fáceis de manipular, simplesmente coloque-os dentro de um recipiente com água e deixe que o próprio solo puxe a água através do furo no fundo do vaso. Quando a umidade atingir a superfície do solo retire-o da água e deixe escorrer o excesso. Esse método garante que todo o substrato seja hidratado e não apena as bordas.
      Lembre-se que a maioria das suculentas são originárias de regiões com fortes chuvas ocasionais seguidas de extensos períodos de seca. Felizmente elas conversam conosco na silenciosa língua do toque e da aparência, que nos diz claramente quando elas estão secas o suficiente para uma nova “chuva”.
Maureen Gilmer
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s